Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

Outro caso de mulher - Comentando 12

Eliane F.C.Lima

Minha postagem estava marcada para semana que vem. Mas não posso deixar de fazer uma chamada para o excelente blogue
Scenarium de minha amiga e poeta Marise Ribeiro. Ali há uma matéria interessante e informativa sobre Artemisia Gentileschi que, como outras artistas como Camille Claudel, por exemplo, foi violentada por aquilo que Simone de Beauvoir chamou, ironicamente, de "destino de mulher". Convido meu visitante a ir até lá com urgência (link). Há, inclusive, muitas outras postagens para serem apreciadas. O quadro ao lado denomina-se "Judite decapitando Holofernes", tema caro a outros pintores, mas cheio de significações nesse caso específico.


Visite, ainda, meus blogues Poema Vivo (link) e Conto-gotas (link).

4 comentários:

Graça Lacerda disse...

Maravilhoso, o blog da Marise Ribeiro, Eliane.
Obrigada por indicar. Fiquei um tempo considerável por lá, a ler aquelas riquezas de postagens! Fui conferir também as 20 criações da artista em questão e fiquei encantada!

Também estou com uma postagem pronta de Camille Claudel (a quem admiro muito) mas ainda não pude publicar.
Tenho tido realmente pouquíssimo tempo, amiga, já postei conteúdos bem melhores em meus blogs.

Qualquer hora dessas, vou pegar uns links, deixo aqui para você, e se quiser dar-me a honra de ver, ficarei muito contente!

Um outro abraço, pois já a abracei nos seus outros dois espaços...

Marise Ribeiro disse...

Querida Amiga,

Quando me deparei com o artigo de Bety Orsini sobre Artemísia, ao ler o jornal, corri para saber mais sobre aquela grande mulher e artista. Sou admiradora da arte da pintura e aprecio muito as obras de Caravaggio, que tive a oportunidade de conhecer de perto na Espanha, mas jamais tinha ouvido falar em Artemísia. Senti-me na obrigação de divulgar a vida e a obra de uma mulher relegada ao segundo plano, pra não dizer, quase anonimato. Fico muito feliz em vê-la abraçando essa divulgação, pois sei como você também dá valor à arte feminina, tantas vezes diminuída por uma sociedade machista.
Um grande beijo,
Marise Ribeiro

observador disse...

Olá Eliane
Parabéns pelo seu blog. Li seu comentário no meu e acabei dando uma passada aqui, aproveitando a carona do link. A partir de agora ganhou mais um seguidor, vou também colocar seu blog na lista de blogs recomendados do meu. Se achar que vale a pena, sinta-se avontade para fazer o mesmo.
Um abraço.

ju rigoni disse...

Oi, Eliane!

Estive no excelente blogue da Marise. Adorei ler sobre a Artemísia; não conhecia a artista.

Bela dica, Eliane!

Bjs, querida. E inté!